segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ACONTECEU NA PARÓQUIA SANTA LUZIA, PINDORAMA

Evangelizar é preciso."Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1:8). Quando abrimos as Sagradas Escrituras, de imediato percebemos que toda ela nos trás uma forte motivação para sairmos do nosso "eu", nos fazendo um com o outro. Isto fica mais claramente dentro de nós quando nos damos conta de que recebemos a força que vem do alto, o Espírito Santo, o Pai e Jesus Cristo, e daí sermos em Jesus, com Jesus instrumentos do Seu Amor.Onde? em toda parte, descobrindo-nos homens e mulheres, crianças, adolescentes e jovens, adultos em geral, comprometidos com a obra de Deus. Quando vamos à Igreja devemos ver que tudo lá dentro e fora é sujeito de evangelização para nós, nós também, batizados, escolhidos... somos protagonistas da evangelização.Não basta sermos discípulos, é preciso sermos também missionários, sermos seguidores de  um Deus que é Pai, mas que se fez e, ainda hoje, se faz peregrino, missionário por excelência.
Aqui está uma síntese do que foi colocado para o povo daquela comunidade paroquial, Santa Luzia. Foi uma bênção de Deus. Obrigado ao seminarista Flávio, responsável pela comunidade, e ao povo também a minha gratidão.
Pe.Rosival Gomes da Silva

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIA 04 DE DEZEMBRO

A nossa comunidade paroquial foi convidada à se fazer presente nos festejos da Padroeira de Pimdorama. E lá estaremos, celebrando e logo após a Missa, uma grande momente de EVANGELIZAÇÃO, com músicas...
Obrigado, desde já, aos responsáveis pela comunidade...
Deus abençoe...

QUINTA FEIRA 24 DE NOVEMBRO

Eu, a comunidade paroquial São João Batista Mártir, juntamente com o Ministério de Música "VIDA", estivemos presentes na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em que o responsável é o Pe. Ailton. A comunidade nos recpcionou de forma exemplar.Em que foi possível desenvolver o tema: Ser Missionário em  todos os lugares..."
Obrigado ao Pe. Ailton e seus paroquianos pelo estimado convite.
Deus os abençoe.

domingo, 24 de outubro de 2010

VIDA DE ORAÇÃO, VIDA COM DEUS

Independente do nosso estado de vida, necessitamos de ORAÇÃO. Porque ela está para nós, da mesma forma que o alimento está para o nosso corpo. Sem ela, não podemos nos equilibrar na vida, tanto do ponto de vista psicológico, quanto do ponto de vista afetivo, físico, espiritual...
“A oração é a expressão mais antiga, mais universal e mais intensa do instinto religioso. Toca extremos infinitos. É, ao mesmo tempo, a mais simples forma de expressão vocal, que lábios infantis podem soletrar, e os mais sublimes louvores que chegam ao trono da Majestade, lá em cima. É na verdade, o sopro vital do crente e sua atmosfera nativa” (J.Oswald Sanders, in Liderança Espiritual, p.74)

O apóstolo Paulo tinha na oração uma devoção natural e constante, que o capacitava para os grandes feitos de seu ministério, assim como a respiração é essencial para sobrevivência, a oração é o oxigênio que mantém viva a alma do crente. Paulo orava constantemente com orações de ações de graças, de confissão, de petição, e de intercessão, com muita persistência e esforço, mesmo assim o apóstolo diz que “Não sabemos orar como convém” e imediatamente adiciona que “...o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito.” (Rm. 8. 26-28).

As orações de Paulo eram:• Diligentes: “ Gostaria, pois, que saibas quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face” (Cl. 2. 1).• Submissas: “Por causa disso três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o espírito se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” ( II Co. 12. 8,9).• Incessantes: “Sem cessar me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia “(2Tm. 1. 3). • Confiantes: “ ...Tende bom ânimo, pois eu confio em Deus que sucederá do modo porque me foi dito.” (At.26. 25).

Paulo entendia que as orações deveriam ser um esforço cooperativo dentro da igreja: ” Irmãos, orai uns pelos outros” ( I Ts. 5. 25). “Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra “ (Cl. 4.3 ). Enfim ele entendia ser a oração dirigida pelo Espírito.O líder cristão deve imitar a Cristo e seguir o exemplo do apóstolo Paulo, com uma vida de oração para que o poder de Deus flua em sua vida.





FESTA DE SANTA EDWIRGE

No mês de outubro de 2010, a nossa comunidade foi convidada à participar dos festejos de Santa Edwvirge, com elegria e muito entusiasmo, nos fizemos presentes, com a participação da Liturgia e Ministério de Música. Temos a certeza que estamos fazendo o melhor que podemos, sem deixarmos de lado, todo o interesse de avançarmos naquilo que nos é permitido.
Obrigo ao Pe. Vitório e paroquianos, pelo estimado convite. Deus abençoe a todos e muita paz.
Pe.Rosival Gomes da Silva

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SER PAROQUIANO


A vivência numa comunidade paroquial, não poderia jamais ser vista de forma fechada, não visão de muitas pessoas, grupal, o que seria uma incoerência com aquilo que o Evangelho de Jesus Cristo preconiza em todo o seu desenrolar: Comunidade. Sim, é o que precisamos entender que a Igreja deve ser vista de forma circular, onde todos têm participaça direta dentro da sua realidade pentecostal. Daí porque quando Jesus Cristo morreu e ressuscitou, foi por todos, não por algumas pessoas, aquelas mais importantes, privilegiadas, pois todos fomos escolhidos por Deus para uma missão e uma recompensa: missão de evangelizar, cumplicidade com todas as pessoas, as quais têm como resposta recompensatória, a salvação. Mas para isso ninguém pode estar de fora, mas lutando para que o Reino de Deus também seja para todos. Não podemos nos acomodar. Vemos o quanto são poucos os membros de uma paróquia que se mobilizam, trabalham para que se concretize o Reino do Pai. Muitos só querem a missão, sem missão; o evangelho sem a evangelização; a comunhão eucarística, sem comunhão com Jesus no irmão; querem a cura, sem o responsável pela cura(Jesus Cristo)... Isto porque, quando se solicita algo que exija um pouco de tais pessoas, pulam fora.

creio que o modelo de Igreja que está aí, não está correspondendo com os anseios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao meu ver,deveríamos apostar no modelo paulino, das pequenas comunidades, ainda que sejam dentro da paróquia, buscando aproveitar os dons e carismas de cada uma das pessoas.

Pe.Rosival

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ACONTECEU


Dia 05 de abril, DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, eu juntamente com o Ministério de Música, estivemos presentes na Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda, na Comunidade de São Pedro, realizando uma tarde de Louvor, foi maravilhoso, com a presença de muitos jovens e adultos. Deus abençoe aquela comunidade, cheia de amor em seus corações, juntamente com a sua coordenadora.

Pe. Rosival

quinta-feira, 4 de março de 2010

O PADRE EM MISSÃO


A missão de evangelizar faz parte do batismo, pois como cristão sou chamado a levar a Boa Nova de Jesus Cristo à todos quantos precisarem. Mas também faz parte da comunhão na diocese, quando padres se revesam, a pedido do sacerdote de determinada paróquia. Isto é bom porque cada padre com sua comunidade sai com o seu povo, ao menos uma parte, para na comunidade paroquial do colega, partilhar as alegrias da festa do padroeiro.

Sendo assim, estaremos, durante o mês de março, abril, maio e junho, visitando meus colegas sacerdotes, seja pregando ou celebrando. Deus abençoe meus colegas padres, e FELIZ FESTIVIDADE DO SEU PADREIRO.

Pe.Rosival

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

EM SÃO VALENTIN 13 DE FEVEREIRO DE 2010


Meu caro internauta, é muito bom que você aproveite bem ao ter entrado para visitar o meu meu site e o meu blog. Aqui se trata de momentos para evangelizar de fomra simples e de coração aberto.

Estivemos na COMUNIDADE DE SÃO VALENTIN no dia 13 de favereiro, foi uma bênção de Deus com a participação de muitas pessoas.

Quero parabenizar o meu amigo Amarildo, coordenador da comunidade, bem como o responsável pela Paróquia São Sebestião, em Vera Cruz, o mesmo se fez presente, dando todo apoio. Deus o bençoe.Acompanhe as fotos no site: http://www.rosivalgomes.com/

Pe.Rosival

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quem foi São Valentim?


São várias as teorias sobre a origem de São Valentim e a sua associação ao dias dos namorados. A teoria mais simplista apresenta São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc.III d.C. recusou abdicar da fé cristã que professava. A outra teoria, mais elaborada, defende que, na mesma altura, o imperador Romano Claúdius II teria proibido os casamentos,de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas.

O seu dia é 14 de fevereiro. Eu juntamente com o Ministério de Música Cantando para o Senhor e a nossa comunidade, estaremos lá, no dia 13 de fevereiro, é um dia de Sábado. Desde já, ficamos muito gratos pelo convite.

Pe.Rosival

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


Aconteceu na p rimeira terça feira do mês de janeiro, de dois mil e dez, um encontro de grande importância para a nossa comunidade, pois se tratava da formação e envio da equipe missionária da Paróquia São JOão Batista Mártir. Pois entendemos que a evangelização é um mandato de Jesus Cristo à todos os batizados, mas é fundamentalmente importante a formação permanente, do contrário, ela deixa de produzir frutos eficazes na vida de cada ser humano. Obrigado pela presença de todos. Jesus Cristo,Caminho, Verdade e Vida os ilumine sempre.
Pe.Rosival

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ACONTECEU


Foi com grande alegria que na noite do dia 10 de janeiro de 2010, com a permissão do Pe. Vitório, assisti a celebração do enlace matrimonial de Edvaldo e Rose.Aconteceu na Paroquia Santa Edwiges, no bairro Centauro. A Igreja estava completamente lotada, presença de convidados, dentre os quais o vereador Valdiran.

Os noivos estavam bastante concentrados no ato religoso, algo como nunca visto. Além do mais, a simplicidade dos mesmos contagiou o ambiente.

Deus continue abençoando cada um deles, pois a família é o santuário da vida, quando se vive em Deus e com Deus, tudo mais é superado.

Pe.Rosival